Página Inicial > Lojas Memória

Lojas Memória

A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai desenvolver o projeto “Lojas Memória” que pretende promover o reconhecimento e proteção de estabelecimentos e entidades de interesse histórico e cultural ou social local, em conformidade com o enquadramento legislativo recentemente aprovado na Assembleia da República (Lei n.º 42/2017).

O projeto “Lojas Memória” de Viana do Castelo pretende promover a classificação de um número restrito de estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços, bem como de associações culturais, recreativas e desportivas particularmente significativas, atribuindo uma identificação distintiva e definindo um conjunto de incentivos e apoios que contribua para a dinamização e sustentabilidade económica destas atividades e para a proteção e promoção dos estabelecimentos.

A classificação é orientada por fatores associados designadamente ao estabelecimento/atividade e ao património. Para o desenvolvimento do projeto foi estabelecida uma parceria com a empresa GLOBSPOT, Unipessoal Lda., que durante o mês de junho realizou um primeiro levantamento que contemplou todos os estabelecimentos localizados no território concelhio e permitiu identificar os que reuniam condições mínimas para classificação.

No seguimento de uma apreciação favorável, o seu estabelecimento/entidade será visitado por um membro da equipa de trabalho da GLOBSPOT, entre os dias 26 de junho e 21 de julho, tendo em vista uma caracterização rigorosa para eventual distinção no âmbito do projeto.

O profissional que visitará o seu estabelecimento estará devidamente credenciado pelo Município de Viana do Castelo para lhe explicar o projeto e efetuar a recolha de dados e documentos pertinentes para a caracterização.

Agradecemos a sua disponibilidade e pedimos que tenha em conta que o projeto “Lojas Memória” não tem qualquer custo associado, não podendo ser-lhe solicitado qualquer pagamento.